top of page

Como trazer mais inclusão social para a sua celebração

Atualizado: 31 de mai. de 2022


Fotos: Google Imagens

Ao promover uma celebração você deve conhecer os seus convidados e as suas necessidades. Por exemplo, caso haja alguma pessoa com deficiência é importante pensar em mobilidade e acessibilidade, assim como caso alguém possua alguma alergia ou dieta alimentar específica isso deve ser levado em consideração. Sabemos que quanto maior a celebração e o número de convidados, mais difícil é organizar o planejamento de forma a atender as necessidades individuais de cada um, por isso nós vamos te ajudar a trazer mais inclusão para a sua celebração de um modo prático e ágil.


Na Suspirar o foco da nossa equipe é proporcionar uma experiência única, que carregue a essência dos anfitriões e fique na memória de todos os participantes, foi assim que descobrimos como utilizar uma técnica muito popular do marketing digital para trazer o máximo de inclusão possível: a criação de personas. Durante o planejamento você idealiza quem são os seus convidados em personas, de acordo com idade, perfil, hobbies, hábitos e preferências. A partir daí você é capaz de pensar em como tornar a experiência do evento a melhor possível para essas personas, fazendo com que seu evento seja um sucesso.


Todas as medidas de inclusão começam desde o primeiro momento, no planejamento. Com boas ideias, bem estruturadas, você é capaz de amenizar os riscos e contratempos que possam aparecer durante a organização, no dia da celebração e até mesmo no pós. Agora vamos entender cada ponto onde você consegue proporcionar um ambiente mais confortável para todos, vem com a gente!


Fotos: Google Imagens

Os convites, cardápios e sinalizações


O primeiro contato dos seus convidados com o seu evento é o convite, então ele merece também uma atenção especial. Ao fazer as escolhas para o convite considere que pessoas com baixa visão, dislexia ou daltonismo podem ter dificuldade para ler, então use letras maiores que proporcionem fácil entendimento, sem tipografias muito diferentes, complicadas, e cuidado ao escolher a paleta de cores. Uma sugestão melhor ainda é ter uma versão em braile caso haja convidados cegos, demonstra muito carinho e cuidado por parte do anfitrião!


Para os cardápios e sinalizações no dia do evento é preciso ter o mesmo cuidado pois as pessoas vão precisar se orientar por eles, então leve acessibilidade em tudo. Fontes grandes, simples, cuidado com as combinações de cores e sempre procure ter opções também em braile.


Fotos: Google Imagens

Ambientação


Dentro da lista de convidados você pode encontrar muitas personas, e mesmo que não haja alguém com uma deficiência que afete a mobilidade, com certeza poderão ter idosos, gestantes, crianças pequenas e esse grupo de pessoas tem uma mobilidade reduzida. Ao escolher o local busque um ambiente que proporcione acesso com rampas, elevadores e banheiros inclusivos, tanto para PCD quanto um banheiro familiar onde pais e mães possam trocar os seus bebês.


Alguns lugares também possuem pisos escorregadios ou passarelas que não são adequadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, tornando o ambiente desfavorável para os convidados. Assim como alguns elementos de decoração que caso colocados de forma errada podem gerar acidentes. Então preste atenção nesses detalhes de arquitetura e decoração que são essenciais para a experiência de quem vai no evento!


Caso o seu casamento seja em um lugar super diferente, como uma praia, uma montanha ou um lugar paradisíaco ao redor do mundo, ofereça opções de auxílio em mobilidade para que as pessoas desse grupo possam participar da celebração. Você pode pensar em transportes que levem o convidado da entrada até o local da cerimônia, por exemplo!


Fotos: Google Imagens

Cardápio


Muita gente ama uma festa porque sempre tem aquela hora especial de fazer uma boquinha às custas dos anfitriões, mas imagina você chegar lá e não poder comer nada?! Esse é o sofrimento de muitas pessoas que possuem restrições alimentares por diversos motivos como religião, estilo de vida ou alguma questão de saúde. Nas celebrações esse problema pode ser resolvido de forma muito simples: COM UM CARDÁPIO MAIS INCLUSIVO!


Nem tudo precisa ter carne, existem muitas comidas vegetarianas e veganas maravilhosas que podem ganhar o coração dos seus convidados, então na hora de pensar o cardápio inclua opções variadas para atender a todos os gostos! Isso é válido também para as pessoas que possuem alguma restrição alimentar, você pode perguntar essa informação no RSVP dos seus convidados e se preparar para sinalizar caso os pratos possuam ingredientes com alergias comuns como glúten, lactose, amendoim e etc.


E caso você esteja planejando um aniversário ou casamento, onde o bolo é um dos grandes protagonistas, saiba que existem diversas receitas de bolo deliciosas que não levam glúten ou são veganas. Optando por uma delas você garante que todos os ingredientes são seguros para seus convidados e eles podem se deliciar com essa maravilhosa sobremesa.


Além de um cardápio variado é interessante ter opções tanto de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Afinal, não são todos os convidados que bebem.




Fotos: Google Imagens

O cerimonial, a música e a acessibilidade


Com certeza você quer tornar a sua celebração muito confortável para os convidados, assim eles podem celebrar muito com você, e o cerimonial é parte essencial disso! Acomode seus convidados nos lugares mais adequados para a necessidade de cada um, leve intérpretes de libras para traduzir cada momento da celebração e confira ao longo do dia se os convidados estão bem, se estão se divertindo e se há algum problema.


Grande parte dessa diversão vem da música, por isso é importante lembrar que pessoas localizadas no Espectro Autista são mais sensíveis a sons altos, então regule o volume e pense que pode ser até melhor para os convidados conversarem e confraternizarem.


Esses são alguns cuidados que precisam de atenção durante o planejamento, mas que no fim faz com que todos se sintam acolhidos e aproveitem muito a sua festa, pois celebrar com quem a gente ama é o mais importante. Se você quer fazer o evento ideal fale com a Suspirar!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page