A organização de um evento conta com uma equipe rica em profissionais especialistas, onde cada um fica responsável por uma área específica conforme o planejado pelo organizador, por exemplo buffet, bar, decoração, … isso é muito importante para que todas as tarefas recebam a devida atenção e sejam realizadas da melhor forma. Quando se trata de um casamento nós temos a presença de três profissionais essenciais, a assessoria, a cerimonialista e o celebrante, ambos são figuras marcantes no processo de organização e execução da cerimônia e hoje vamos entender o que faz cada um e como eles podem atuar para tornar o seu casamento um dia inesquecível.
O primeiro passo para a contratação desses profissionais é escolher alguém com experiência no ramo e que tenha um pensamento de solucionador, podendo resolver rapidamente qualquer imprevisto que aconteça no dia do evento. Porque apesar de querermos que tudo flua perfeitamente, é normal que um detalhe aqui e ali tenha que ser alterado de última hora. Com a pessoa certa, o casal pode ter certeza que terá ajuda para tomar decisões importantes e conferir cada detalhe para fazer a sua celebração dos sonhos.
Assessoria
A assessoria de casamento é responsável por auxiliar o casal de noivos desde o início, no planejamento e organização. Ela mostra ideias e referências, faz a curadoria de espaços, elabora sugestões de cardápios, decoração, no geral cuida de todos os detalhes que envolvem a cerimônia e a festa junto ao casal. Com a assessoria os noivos não precisam se preocupar com os detalhes burocráticos e essa fase do planejamento e organização se torna bem menos estressante e desgastante porque o profissional tem uma visão mais prática de tudo.
A assessoria pode ser formada por uma ou mais pessoas, e no geral, suas funções são muito similares ao profissional cerimonialista, mas um diferencial é a assessoria do dia, que você pode contratar para ter um atendimento personalizado dentro do próprio evento. O foco é exclusivo em proporcionar aos noivos uma experiência única, atendendo às suas necessidades desde um buffet diferenciado até a resolução de imprevistos.
Cerimonialista
O cerimonialista também é responsável por organizar o evento como um todo, do planejamento até a realização. Ele lida diretamente com fornecedores, auxilia os convidados no dia, acompanha o andamento do evento como um todo, desde o trabalho dos demais profissionais até a situação das instalações e infraestrutura. É um profissional que vai organizar e conduzir a celebração para que o evento ocorra como o planejado no cronograma e os anfitriões tenham o tempo necessário para se dedicar aos seus convidados.
Ajudar os noivos com os últimos preparativos também é um cuidado do cerimonialista, conferindo os detalhes não só do evento mas também do visual dos noivos e como eles estão se sentindo. Isso faz com que eles sejam os olhos do casal em todos os momentos, tornando o dia incrível para todos os presentes. Atualmente muitos cerimonialistas e assessores têm unido as suas funções, e se responsabilizam tanto por toda a logística, como a parte de administração e planificação do casamento, até a coordenação da festa.
Celebrante
O celebrante é o profissional que conduz as etapas da cerimônia de união do casal, ele deve prender a atenção dos convidados, falar sobre os sentimentos e a particularidade dos noivos. Diferente de um juiz de paz como vemos nos casamentos civis, o celebrante realiza celebrações mais leves e personalizadas, mas sempre conduzindo o evento e marcando a união dos noivos.
O legal de contratar um celebrante é saber que o seu casamento pode ter um discurso único para você, que atenda os seus desejos, então ele pode ser mais ou menos religioso, pode ser celebrado um ritual diferente de união, o importante é que você se sinta confortável e realizado naquele momento tão marcante na sua vida. Converse com diversos profissionais e escolha aquele que consiga identificar a visão que você quer para o seu casamento.
Tanto a assessoria, quanto o cerimonialista e o celebrante são opções interessantes de ajuda que você pode contratar para não cuidar de todos os detalhes do evento sozinhos, o que deixa a organização muito mais leve, divertida e até mais barata já que eles têm muita experiência nisso e contato com diversos fornecedores. Precisando de ajuda com o seu casamento? A Suspirar está com você do começo ao fim, temos uma equipe incrível e atenciosa que te ajudará com todos os detalhes, é só usar o nosso site para marcar um bate papo!
Comments