top of page

A história das Alianças: tudo o que você precisa saber para escolher o anel ideal!

Atualizado: 31 de mai. de 2022


Alianças de casamento | Fonte: Google Imagens

As Jóias são admiradas e exaltadas ao longo da história através de inúmeras culturas, cada peça carregando beleza, significado e diferentes interpretações de acordo com o período histórico, religião e cultura regional. Os anéis especificamente estão presentes na sociedade há milênios, representando talismãs, transações comerciais, status e posições hierárquicas. Mas também representando o compromisso e a manifestação do amor entre diversos casais, significado que é presente na sociedade até os dias atuais.


Não é novidade que muitas noivas sonham em receber uma aliança maravilhosa, que simbolize o seu amor e união com a pessoa amada, um momento de Suspirar! De fato as alianças são anéis que representam essa união afetiva entre pessoas que se amam verdadeiramente, firmando nela um pacto de compromisso, e sendo consideradas um símbolo do romantismo. É uma maneira de mostrar às outras pessoas que você está em um relacionamento, sendo um namoro, noivado ou casamento. Mas você sabe como essa tradição surgiu?


A história das alianças é muito antiga, segundo historiadores, os Faraós do Antigo Egito já usavam a relíquia a 6000 anos atrás, conforme registrado em pergaminhos de papiro, na época os anéis eram feitos de cânhamo e trocados entre os cônjuges. Para os egípcios, o círculo era considerado um símbolo da eternidade, um infinito sem começo nem fim, portanto o anel se tornou uma maneira de declarar o amor perpétuo ao cônjuge. Mas apesar de todo esse belo simbolismo, durante anos em diversas culturas a aliança foi uma maneira de reivindicar a propriedade da noiva, mostrando aos demais pretendentes que ela não estava mais disponível. Para a igreja cristã, foi a partir do século IX que as alianças se tornaram símbolo de união e fidelidade.



Aliança antiga usada no antigo Egito | Fonte: Google Imagens

Na Grécia antiga as alianças também faziam parte da cultura de seu povo, sendo utilizadas como símbolos de fortunas e posses ou até mesmo como chaves que abriam cômodos e cofres onde se guardavam riquezas. No dia do casamento a esposa era presenteada com o anel que servia como a chave de seus bens financeiros, demonstrando confiança e a promessa de que o casal permaneceria unido independente da situação. Mas foram os romanos que criaram a cultura de usar a aliança no dedo anelar, como fazemos até hoje! Eles acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia que estaria ligada diretamente ao coração, chamada Veia d’amore, por conta dela veio a crença de que a aliança deveria ser usada neste dedo.


Desde então a joia foi se desenvolvendo, ao redor do mundo joalheiros faziam peças cada vez mais bonitas e detalhadas, com pequenas declarações de amor gravadas no interior do anel, formatos diversos, materiais diferenciados e pedras preciosas. A mais famosa delas definitivamente é o diamante, mas ela não se destaca só pela beleza, o diamante é a pedra natural mais dura que existe e é vista como indestrutível. O mesmo que se espera de um compromisso e um casamento com a pessoa amada.


Casal trocando alianças na cerimônia de casamento | Fonte: Google Imagens

Tipos de aliança


Apesar de não ser um costume antigo, o uso de alianças de compromisso é muito comum no nosso dia a dia. Cada uma tem um significado e uma posição específica, vamos conhecer um pouco mais?


Aliança de namoro | Fonte: Google Imagens

Aliança de namoro


Antes de pensar em noivado e casamento começamos pelo namoro, nem todos os casais têm esse costume mas para quem opta por usar uma aliança de compromisso a regra é clara: sempre no dedo anelar da mão direita! Desde os anos 90 é comum que esses anéis sejam mais decorados, havendo uma grande variedade de alianças de namoro de todos os materiais, formatos e texturas. A aliança de namoro é um objeto simbólico que representa o pacto ou a promessa entre duas pessoas, os casais trocam as alianças com o propósito de reafirmar o que sentem um pelo outro, dizendo que esse relacionamento é importante para eles.



Aliança de noivado | Fonte: Google Imagens

Aliança de noivado


O anel de noivado tradicionalmente representa o pedido de casamento, essa tradição surgiu em meados de 1477 quando o arquiduque austríaco Maximiliano presenteou sua noiva, a Duquesa de Borgonha, com um anel ao fazer o pedido de casamento. Desde então se tornou um costume presentear a noiva com uma aliança de noivado no momento do pedido, o anel é usado no quarto dedo da mão esquerda (contando a partir do polegar) e é substituído pelas alianças de casamento no dia da cerimônia.


Porém aqui no Brasil também é muito comum o costume de fazer o pedido de casamento já com as alianças que serão usadas pelo casal, nesse caso os noivos usam os anéis na mão direita e durante a celebração do casamento elas passam para a mão esquerda. Alguns até trocam alianças por um par novo. Um detalhe interessante é que geralmente as alianças de noivado solitárias possuem a pedra em destaque projetada para fora, enquanto nas alianças de casamento há a ausência de pedras ou elas são cravadas no aro.



Alianças de casamento | Fonte: Google Imagens

Aliança de casamento


A aliança de casamento marca a celebração do amor e união entre o casal, costumam ser feitas de ouro amarelo liso e podem ter diversas larguras, mas costumam ser mais simples e discretas do que os anéis de noivado, por exemplo. Mas isso não é uma regra, vai muito da personalidade do casal em questão e transmite parte da sua essência, alguns até optam por fazerem alianças diferentes para a noiva e o noivo mas mantendo uma harmonia entre elas. As alianças são usadas no quarto dedo da mão esquerda por ambos os noivos.


Uma curiosidade interessante é que muitos casais costumam trocar suas alianças em bodas específicas, reforçando seus votos de casamento e união:


  • Bodas de prata (25 anos): Normalmente, o casal muda de aliança. Alguns adotam o modelo de prata ou ouro branco.

  • Bodas de ouro (50 anos): alguns casais reforçam os votos de casamento e usam duas alianças ao invés de uma.

  • Bodas de Diamante (75 anos): o casal coloca uma pedra de diamante para revelar a todos a solidez do amor que viveu 75 anos juntos.

Ao escolher a sua aliança tenha em mente que você não precisa seguir pelo tradicional, pode inovar muito de acordo com a sua identidade e até mesmo mandar fazer algo personalizado para você e a pessoa que ama. Gostou de viajar no mundo das alianças conosco? A nossa equipe amou preparar esse conteúdo!



Conjunto de alianças | Fonte: Google Imagens

Se você quer fazer a sua celebração de noivado ou casamento, não deixe de procurar a Suspirar! Nós somos especialistas em curadoria de lugares e experiências, tudo para tornar o seu dia único e fenomenal. E se você ainda não conhece o nosso projeto Bodas dos Sonhos, clique no botão abaixo e veja um pouco de como foi celebrar com três casais incríveis.



1.218 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page